Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma cirurgia estética destinada a remover a pele enrugada e descaída das pálpebras superiores e/ou inferiores. À medida que a pessoa envelhece, a pele perde alguma da sua gordura e grande parte da sua elasticidade, tornando-se flácida e com rugas. Esta cirurgia se destina à correção do excesso de pele das pálpebras e ao tratamento dos excessos gordurosos que dão o aspecto de “rosto cansado”. Frequentemente são realizadas em conjunto à cirurgia da face, a anestesia local com sedação é a técnica mais utilizada. Geralmente a alta ocorre no mesmo dia. O tempo de recuperação varia entre 5 e 7 dias.

 

P: EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA SE OPERAR AS PÁLPEBRAS?

R: Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após a terceira década.

 

P: AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?

R: Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Além do mais, elas são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.

 

P: HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

R: Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso dos analgésicos prescritos.

 

P: OS OLHOS FICAM MUITO INCHADOS? POR QUANTO TEMPO?

R: O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros irão atingir este resultado após o 8º dia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existem maior “inchaço”. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

 

P: O QUE SÃO AS “MANCHAS ROXAS OU AVERMELHADAS” OBSERVADAS EM CERTOS CASOS?

R: Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação.

 

P: OS OLHOS FICARÃO OCLUÍDOS APÓS A CIRURGIA?

R: Recomenda-se a colocação de compressas frias nos primeiros dois dias, como profilaxia do edema acentuado. Elas podem ser retiradas sempre que seja necessário sair do leito.

 

 

 

Enviar mensagem
Olá 👋 Como podemos ajudá-lo?