Esta cirurgia se destina à correção das mamas com pouco volume ou com leve flacidez. As próteses podem ser colocadas acima ou abaixo do músculo peitoral maior. Rotineiramente é realizada sob anestesia local e sedação ou peridural. A alta ocorre no mesmo dia. O tempo de recuperação varia entre 3 e 7 dias.
P: A CIRURGIA DE AUMENTO DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES? ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?
R: Sim, mas, felizmente, esta cirurgia permite-nos colocas as cicatrizes bastante disfarçadas. Elas podem se situar no sulco formado entre a mama e o tórax, ou na área da aréola. Desde os primeiros dias pós-operatórios poderá ser usado um “decote bastante generoso”, pois, as cicatrizes ficam bastante disfarçadas.
P: COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?
R: As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois se dispõe de vários tamanhos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax e dos quadris e a altura. Esta harmonização é fundamental para que o resultado da cirurgia seja absolutamente natural, e sem o estigma de “siliconada”.
P: QUAL O TIPO DE ROUPA DE BANHO QUE PODEREI USAR, APÓS A CIRURGIA?
R: Qualquer uma desde que as cicatrizes fiquem cobertas nos primeiros meses.
P: NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO? COMO FICA A LACTAÇÃO?
R: O seu resultado poderá ser preservado, desde que haja um controle do peso na nova gestação. Em relação à lactação não há interferência, uma vez que a cirurgia respeita completamente a anatomia mamária.
P: O PÓS-OPERATÓRIO DESTA CIRÚRGICA É DOLOROSO?
R: Geralmente não. Este pós-operatório é bastante confortável. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados.
P: HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
R: Raramente a cirurgia plástica de aumento mamário determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente.
P: QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
R: No dia seguinte à cirurgia
P: QUANDO PODEREI RETORNAR AOS MEUS EXERCÍCIOS ?
R: Depende do tipo de exercícios. Aqueles relativos aos membros inferiores poderão ser reiniciados em 15 dias, evitando-se o alto impacto. Os exercícios que envolvam o tórax, geralmente devem aguardar de 45 a 60 dias.
P: QUE VEM A SER O ENDURECIMENTO DAS MAMAS (RETRAÇÃO DA CÁPSULA)?
R: É uma retração exagerada da cápsula fibrosa normal (que se forma em torno da prótese), que determina certo grau de endurecimento à mama, quando palpada. Alguns casos estão mais sujeitos a tal retração; entretanto, se isto ocorrer, as próteses poderão e deverão ser retiradas, através das mesmas cicatrizes. Posteriormente, ambos, cirurgião e paciente, poderão ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de outras próteses, em um plano diferente ou outra conduta que melhor se adapte ao caso. Presentemente o número de retrações de cápsula diminuiu bastante, devido ao advento de inovações técnicas introduzidas na cirurgia plástica.
As informações contidas neste site possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico.
Responsável Técnico: Dr. Ricardo Araújo CRM-SE: 3286 | RQE 2992.
Copyright © 2022 Todos os direitos reservados . Desenvolvido por: APG | Comunicação.